Verifique se todos os cabos de alimentação estão corretamente conectados à placa-mãe

Quando a placa-mãe não liga, uma das primeiras verificações deve ser a conexão adequada dos cabos de alimentação. A placa-mãe requer o conector principal de 24 pinos para funcionar, além de um conector auxiliar de 4 ou 8 pinos para fornecer energia extra à CPU. Ambos os conectores devem estar firmemente conectados e sem folgas. Certifique-se de que o conector de 24 pinos esteja totalmente encaixado, e que o conector de alimentação da CPU também esteja em sua posição correta. Se algum desses cabos estiver mal conectado ou solto, a placa-mãe não receberá energia suficiente para iniciar o sistema.
É necessário ter um processador e um pente de memória instalado na placa para que ela apresente sinal de funcionamento.

Para que a placa-mãe apresente sinal de funcionamento, é necessário ter, no mínimo, um processador e um pente de memória RAM instalados. O processador é essencial para iniciar o ciclo de boot da placa-mãe, enquanto a memória RAM é necessária para a execução básica do sistema. Sem esses componentes, a placa-mãe não será capaz de completar o POST (Power-On Self Test) e não enviará sinal para o monitor. Se a placa não ligar, mesmo com os cabos de alimentação corretamente conectados, verifique se o processador está corretamente instalado no socket da placa-mãe e se o pente de RAM está encaixado corretamente no slot.
Caso seja possível, teste com outra fonte de alimentação.

Se a placa-mãe ainda não estiver ligando, e todos os componentes básicos (processador e memória RAM) estiverem corretamente instalados, uma boa prática é testar com outra fonte de alimentação. Isso ajudará a descartar a possibilidade de a fonte atual estar com falha ou não fornecendo a potência necessária. Ao testar com uma fonte diferente, certifique-se de que ela seja compatível com os requisitos de energia da sua placa-mãe e outros componentes. Uma fonte com problemas pode impedir que a placa-mãe receba energia adequada, resultando na ausência de sinal. Se a placa funcionar com outra fonte, isso indica que a fonte original pode estar com defeito.