Existem fans que não possuem RGB controlável, eles possuem apenas cores estáticas ou uma quantidade menor de cores a exibir, são chamados de rainbow, para estes modelos na maioria dos casos é utilizado apenas 1 cabo de conexão, chamado de MOLEX ou SATA, certifique-se de que o mesmo está conectado a fonte.

Se os fãs RGB não estão ligando, pode ser que o modelo que você possui não tenha RGB controlável. Muitos modelos de fans RGB possuem apenas cores estáticas ou um número limitado de cores, conhecidos como fans “rainbow”. Esses fans geralmente são alimentados por um único cabo de conexão, como MOLEX ou SATA, em vez de um conector de RGB controlável. Nesse caso, certifique-se de que o cabo de alimentação esteja devidamente conectado à fonte de alimentação. Caso contrário, os LEDs não funcionarão, já que a energia necessária para acender as luzes não será fornecida.
Para os modelos de fans que são controláveis, geralmente possuem 2 conexões, uma de energia, que deve ser ligada na fonte e uma que deve ser conectada na placa mãe (conexão RGB 12v ou ARGB 5V), é necessário que sua placa mãe tenha pinos compatíveis com seu modelo de fans e este cabo também deve estar conectado para o funcionamento das cores RGB, ou uma controladora compatível.

Para os modelos de fans RGB controláveis, geralmente existem duas conexões: uma para fornecer energia ao fan, que deve ser conectada diretamente à fonte de alimentação (normalmente via conector SATA ou MOLEX), e outra para controlar os efeitos de iluminação, que deve ser conectada à placa-mãe. Essa segunda conexão geralmente é um cabo RGB de 12V ou ARGB de 5V, dependendo do modelo do fan. É importante verificar se sua placa-mãe possui pinos compatíveis para o tipo de RGB ou ARGB que seu fan utiliza. Caso a placa-mãe não tenha esses pinos, você pode precisar de uma controladora externa compatível para gerenciar as cores e os efeitos. Certifique-se de que ambos os cabos estejam devidamente conectados para o funcionamento correto do sistema de iluminação.